Audiência Pública debate Projeto que estrutura a carreira de professor

- publicidade -

Audiência Pública, realizada na manhã desta terça-feira (10) na Câmara Municipal, debateu o projeto de lei complementar, de autoria do executivo, que organiza e estrutura a carreira de professor da rede pública de ensino de Natal. O PLC 19/2023 institui o seu respectivo plano de carreira e remuneração, também criando novos cargos. 

De propositura do vereador Daniel Valença (PT), a audiência teve como objetivo abrir espaço para os professores e o Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN) se posicionarem na Comissão de Educação. A categoria se mostrou insatisfeita por não ser convocada para debater o projeto antes do mesmo ser encaminhado à Câmara Municipal. 

“Não se pode apresentar um projeto desse, sem discutir e sem consultar os principais interessados, as professoras e professores. Um projeto que altera tanto a carreira e a vida das pessoas não pode ser discutido, ser aprovado aqui, votado aqui, sem discussão com esses interessados”, falou o vereador Robério Paulino (PSOL). 

Os professores foram decisivos em dizer que a categoria quer o sim a realização de um concurso, mas não a extinção do plano de carreira. Pedem a alteração de 26 emendas do projeto atual e que se unifiquem as leis. 

“Então o que nós queremos e estamos lutando ao longo desses dias é a retirada desse PLC já que há uma falta de diálogo da prefeitura e da secretaria municipal de educação. Vamos dialogar. Queremos fazer um PLC novo, unificando as duas categorias. Abra o diálogo e faça um concurso porque uma coisa não está atrelada a outra. A prefeitura pode realizar um concurso e pode discutir e criar um projeto de lei que unifique essas categorias”, observou Eliene Bandeira, diretora do Sinte-RN.


Os vereadores Bispo Francisco, de Assis (PRB), Júlia Arruda (PCdoB), Brisa Bracchi (PT), Ana Paula Araujo (Solidariedade), Anderson Lopes (PSDB) e Nina Souza (PDT) estiveram presentes no debate.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais