Desenvolvido em uma parceria pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), o projeto Samuzinho iniciou as atividades do ano letivo de 2017 com uma aula para os estudantes da Escola Municipal Maria Madalena nesta terça-feira (14) na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal), no bairro de Dix-Sept Rosado.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Natal, Rogéria Abrantes, os alunos conheceram as dependências do prédio onde funciona o serviço e as ambulâncias utilizadas nos atendimentos ao público, bem como as principais manobras adotadas para salvar a vida dos pacientes.
“Elas aprenderam sobre o funcionamento do SAMU Natal 192, como trabalhamos, as ambulâncias e como acionar o serviço corretamente em casos de urgência e emergência. Também primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, manobra de desengasgo, imobilização, acidentes domésticos e situações de risco, de modo que eles possam ajudar de forma eficaz a salvar uma vida”,
Rogéria afirmou que um ponto importante do treinamento para os estudantes é relativo à conscientização e sensibilização destes para o combate às chamadas falsas (trotes) ao SAMU e órgãos de segurança pública como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e outros. Os prejuízos causados por essa prática criminosa, para o serviço e a própria população, são inúmeros.
O projeto integra o conjunto de ações intitulado “Pelotão da Cidadania” e desenvolve atividades teóricas e práticas no intuito de levar conhecimento às crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de educação, com prevenção e promoção à saúde, noções de primeiros socorros e como usar o SAMU Natal 192 de maneira correta e eficaz.