O sábado foi de acesso a serviços de cidadania nas instalações do SESI da Avenida Mor Gouveia, em Natal, e da Rua Benjamin Constant, em Mossoró, com a 26ª edição da Ação Global. Foram 95.910 atendimentos nas duas cidades, sendo que 27.403 pessoas beneficiadas – uma pessoa passa por mais de um atendimento – nos serviços médicos, odontológicos, jurídicos, além das atividades de esporte, lazer, educação e incentivo a hábitos de vida saudável. Todos esses serviços ficaram disponíveis ao público, gratuitamente, das 9 às 16 horas.
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou o papel social da indústria do Rio Grande do Norte junto à sociedade, que tem na Ação Global um dos seus momentos mais relevantes, ao garantir serviços de cidadania à população. “O Sistema FIERN tem a preocupação de promover o bem-estar e a qualidade de vida junto aos colaboradores, industriários e também à comunidade em geral, com esta ação que abre as portas do SESI para oferecer serviços médicos, odontológicos, jurídicos, como a realização de casamento comunitário com 154 casais. É um papel forte, que o SESI e seus colaboradores abraçam mais uma vez”, disse.
O ator, diretor e roteirista Allan Souza Lima, que esteve em Natal para visitar a Ação Global também destacou a programação que garante acesso de cidadania à população, “em uma iniciativa que une forças da Globo e do SESI em torno de um tema central para o desenvolvimento do país, a garantia de direitos dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade”.
Ele lembrou que se trata de um momento no qual há uma tradicional oferta de serviços gratuitos que asseguram qualidade de vida e prevenção de saúde, em uma iniciativa de parceria da Globo com o Sesi, que já prestou cerca de 46 milhões de atendimentos ao longo de 26 anos. Allan esteve nos diversos estandes e locais de atendimento que estavam disponíveis na instalações do SESI e ainda participou da programação de lazer ao dançar com o público que estava no pátio do SESI Clube, orientados por profissionais de educação física e estudantes da disciplina Esporte e Lazer da Faculdade Maurício de Nassau.
Muitas pessoas chegaram cedo em busca de atendimento, como a dona de casa Mirian Souza, de 42 anos, que veio em busca de atendimento odontológico. “Essa é a segunda vez que participo, sempre encontramos com mais facilidades os serviços e tudo no mesmo local. Meus filhos vieram tentar tirar alguns documentos e saber como participar de cursos”, afirma.
Programa Cozinha Brasil trouxe orientações de consumo de alimentos saudáveis e ainda pouco conhecidos da população, como temperos e especiarias, além de receitas de sucochá que podia ser degustado na hora.
O estande de robótica mostrou protótipos desenvolvidos por alunos do EBEP, como a aluna do 2° ano, Milene Batista, de 15 anos. Ela explica que, além de apresentar a tecnologias a proposta é também possibilitar a maior interação com os visitantes que puderam comandar os movimentos dos robôs por meio de aplicativo. Os robôs atraíram a atenção da dona de casa Ana Maria Fonseca, que estava com os filhos, Eduardo e Luana, visitando o stand. “É uma prática interessante e que meus filhos têm interesse em participar, desenvolver projetos também nesta área, precisam apenas ter oportunidades”, disse a mãe.
A população que esteve no CAT Natal do SESI, na avenida Mor Gouveia aprovou o serviço. “Foi muito bom. Fiz a limpeza odontológica e levei as crianças para fazer a consulta pediátrica“, disse Edmilza Simão Correia, 29 anos, que esteve no local com Isac, de 1 ano e nove meses, e Gabriela, de 7 anos.
A advogada Margarida Simplício, que coordenava os serviços de Assistência Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no RN e estava com uma equipe de profissionais e estagiários na Ação Global, afirma que o público tinha acesso a direitos que muitas vezes as pessoas tem garantidos em lei, mas desconhecem ou não possuem chance de buscar por alguma dificuldades. Ela disse que no atendimento que ficou disponível na Ação Global, um das procuras foi orientação ou assistência para pedido de pensão alimentícia ou reconhecimento de paternidade. Muitas vezes as pessoas procuram também por orientação jurídica.