I Simpósio Gastronômico da Pipa acontece nesta sexta-feira e sábado

- publicidade -

O potencial gastronômico, cultural e de economia criativa do Rio Grande do Norte ganhará um novo estímulo no 1º Simpósio Gastronômico da Pipa. O evento vai reunir grandes empreendedores do segmento gastronômico do País nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico, na praia da Pipa, litoral sul do RN. Promovido pelo Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, esta ação inédita vai tratar do tema “Gastronomia é Negócio”, mostrando como empreender neste setor que mais alavanca o turismo cultural em todo o mundo. Estarão na Pipa chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior e terá patrocínio da São Braz, LATAM Travel, Purple Vodka e Prefeitura de Tibau do Sul. As inscrições ainda podem ser feitas através do www.festivaldapipa.com.br.

O encontro contará com nomes de peso da gastronomia brasileira, que abordarão suas experiências próprias e o potencial que as diversas regiões oferecem, revelando possibilidades que a gastronomia pode proporcionar para estudantes ou demais interessados em colocar em prática um novo projeto de economia criativa.

Convidado para integrar a curadoria do simpósio, o chef e empresário sul-matogrossense Paulo Machado fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia chamado “Food Safari”, uma expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal. Trata-se de uma experiência de turismo ecológico, onde sabores e saberes da região são apresentados de uma forma diferente, possibilitando a união de várias atividades numa imersão cultural que pode ser adequada a outros cenários.

Estarão no encontro outras referências do nível da pesquisadora e chef Ana Rita Dantas Suassuna (Taperoá-PB), prima-irmã de Ariano Suassuna e sumidade na pesquisa e resgate da comida sertaneja nordestina, também autora do livro “Gastronomia Sertaneja: Receitas que contam Histórias”, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. Também está programada a palestra do empresário paraense Nazareno Alves, dono do Point do Açaí, restaurante construído em um prédio histórico do Ver o Peso, que serve o açaí com peixe frito e farinha d’água, à moda da terra.

Também estará presente a equipe da pernambucana do ramo dos queijos, Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campos da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de inspiração (técnica) francesa. Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch. Elas mostram novidades do cenário nacional e internacional e o que andam fazendo os chefs, enólogos e baristas da nova geração.

Felipe Caran, empreendedor do restaurante Casa do João, em Bonito-MS, falará sobre seu espaço que exala gastronomia regional, mas também arte e artesanato decorativo sul-matogrossense. Da área acadêmica, o Simpósio contará com Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – SP; e o chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi. O Simpósio ainda terá Carlos Frederico Domingues, gerente de marketing da São Braz, que falará sobre o case da empresa.

Na categoria gastronomia e mídias sociais, os debates contarão com profissionais que escrevem em veículos, como Ailin Aleixo (Gastrolândia), Tamyris Roxo (Boccanervosa), Larissa Januário (Sem Medida), Eduardo Farias (gastronomia em Natal) e Carol Galvão (Sem Cebola).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais